Compartilhe este texto

A HISTÓRIA DO PODER POLÍTICO NO AMAZONAS


Por Raimundo de Holanda

15/04/2013 0h01 — em
Bastidores da Política



Fora um hiato de 20 anos, em que o governo foi fatiado pelos militares, o poder político no Amazonas vem sendo  comandado por uma verdadeira familia. Quem tem mais idade sabe  como foi constituída nos anos 50, quando Plinio Coelho derrotou Álvaro Maia e tratou de fazer seu sucessor, Gilberto Mestrinho. Ao voltar do exilio nos anos oitenta, Gilberto preconizou que seu grupo politico ficaria no poder por 20 anos. Errou. Está há mais de 30: fez Amazonino Mendes, que fez Eduardo Braga que fez Omar Aziz.

@@@

O histórico dos últimos 58 anos - a começar por Plínio - que passou o bastão para Gilberto num clima de cumplicidade, que é o forte de toda familia unida - indica que o processo sucessório do próximo ano pode reaproximar os sobreviventes - Amazonino Mendes, considerado o filho político de Gilberto e neto de Plinio, como os bisnetos Eduardo Braga, Alfredo Nascimento e o tataraneto Omar Aziz. Ou a familia acaba...

@@@

A reportagem ao lado - a Grande Família - é um pedaço da história politica dos últimos 58 anos, que o Portal do Holanda tentou resgatar da forma mais fiel possível. Vale a pena ler. CLIQUE AQUI

Nicolau encara dieta

Depois de travar um embate com a família Calderaro, após divulgação do jornal A Crítica de que  está sendo investigado por suposto superfaturamento na obra do edifício garagem, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) anunciou em seu perfil pessoal do Facebook que está de dieta. O modelo escolhido pelo deputado para perder uns quilinhos é a dieta do tipo sanguíneo.

O desconforto de Vanessa

A senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB) não conseguiu disfarçar o desconforto que sentiu ao ter que sentar na mesma mesa e de frente para o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), durante o café da manhã de ontem com o presidente nacional do PSD Gilberto Kassab. Ao chegar Arthur cumprimentou a senadora, mas comunista que é, a parlamentar evitou prestar atenção à fala do tucano e preferiu conferir os babados da mesa e os bordados dos guardanapos.

Assembleia atenta

 A Assembleia Legislativa vai se posicionar junto ao STF para defender o Amazonas na Adin movida por São Paulo contra os incentivos fiscais da ZFM. O deputado Josué Neto (PSD) já decidiu que vai mover a presidência da casa para pedir audiência à presidência do STF “para mostrar nossa posição firme em defesa dos interesses do Amazonas”.  O líder da maioria Chico Preto não titubeou: “quero estar ao seu lado quando for ao STF para defender essa causa”.

A pauta da semana

Na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a expectativa da semana é para a chegada de novas mensagens do Poder Executivo que tratam da criação de duas novas pastas na gestão do prefeito Arthur Neto: a de Mulheres e a de Trânsito. O texto deverá ser recepcionado com base na Lei Delegada aprovada em janeiro.

@@@

Na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) o assunto em destaque deverá ser o fim das reuniões secretas. A discussão do tema vem sendo adiada há mais de um mês pelos deputados.

Artur tá quase um César Maia

Ao sair pelas ruas de Manaus para verificar o andamento de obras e sentir o que a população pensa de sua gestão, como fez ontem de manhã no primeiro domingo de Ponta Negra aberta ao público, o prefeito Artur Neto (PSDB) lembra e muito o gesto do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia, quando em meados da década de 1990 saía pelas ruas dos bairros do subúrbio da capital carioca fazendo corpo a corpo. Na praia, César Maia tirava o sapato, arregaçava as mangas da camisa, levantava a perna da calça e ia de encontro ao povo. Ontem, Arthur foi à Praia até porque mora em frente ao balneário. Esteve no calçadão e acenou para alguns banhistas. Usava um boné e camisa de manga comprida. Para virar um César Maia por completo, bastava tomar um banho de rio e conferir in loco as condições da praia.

@@@

A prática é positiva e tem se repetido inúmeras vezes. Diferentemente do ex-prefeito Amazonino Mendes (PDT) que passou quatro anos governando a cidade de sua mansão no Tarumã ou ainda dos bankers instalados nas suites de hoteis luxuosos em São Paulo, Arthur sabe que é preciso não ficar refém das informações dos subalternos.

Disque ordem não funciona no domingo

A iniciativa do Implurb de distribuir panfletos educativos a população sobre os cuidados na Praia da Ponta Negra é uma medida que até pode ajudar, desde que o prometido no impresso seja cumprido, sobretudo pelas autoridades. O disque ordem por exemplo (161) não funcionou durante todo o domingo. O Portal do Holanda ligou várias vezes para o número impresso no panfleto mas todas as ligações foram sem sucesso. 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.