Compartilhe este texto

Políticos fichas sujas


Por Raimundo de Holanda

08/03/2016 23h10 — em
Bastidores da Política



O anúncio de que o TCE-AM vai disponibilizar a partir deste mês  os nomes dos gestores e ex-gestores que tiveram as contas reprovadas   nos últimos anos e cujos processos já transitaram em julgado, mexe com o tabuleiro eleitoral, especialmente no interior do Estado. Outra lista deve ser divulgada pelo TCU, mais gorda e mais dificil de ser digerida. Vão sobrar ex-prefeitos, assanhados por voltar ao poder, no caso de Manacapuru, Itacoatiara, Tefé  e Parintins, só para citar as médias cidades do interior do Amazonas.

@@@

  A lista subsidia a Procuradoria Regional Eleitoral e o TRE a barrar candidaturas pela Lei da Ficha Limpa. A lista será disponibilizada por meio do sistema SIS Contas Eleitorais.

OS SAÚVAS NA MIRA DO MPF

Os 15 empresários e servidores públicos envolvidos em crimes investigados pela operação Saúva, deflagrada em 2006, foram condenados a multas totais de 2,39 milhões, pelos crimes de formação de grupo criminoso, obtenção de vantagem ilícita, falsificação de documentos, pagamento de propina, entre outros. Mas os danos aos cofres públicos apurado nas investigações ultrapassou a cifra de R$ 29,5 milhões. O MPF não gostou e recorreu à Justiça Federal para pedir o aumento das penas.

DIA D NO TRE

A sessão do TCE desta quarta-feira traz na pauta o agravo apresentado pelo governador José Melo contra a cassação do seu mandato. Há o “voto de ódio” do relator Francisco Marques, que se exasperou na última reunião do Pleno. Marques podia votar segundo o seu entendimento, só não podia antecipar como encararia raciocínio eventualmente contrário ao seu, ao ouvir que um magistrado havia pedido vista. É um bom advogado, mas parece não ter ainda  a estatura necessária para integrar uma Corte que preza pela isenção em suas decisões.

SAUDADES DO LINDOSO

Ao lembrar o nome da freira Liliana Lindoso, que dirige a Casa Mamãe Margarida de amparo a jovens em situação de risco , o deputado Luiz Castro fez um elogio ao pai da irmã, o   ex-governador José Lindoso. “Sendo do regime militar, ele deu um exemplo que todos os governantes do regime civil deveriam seguir.” O exemplo refere-se ao fato de Lindoso ter governado sem se envolver em nenhum ato de corrupção.

Siga-nos no

ASSUNTOS: ficha suja

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.