Compartilhe este texto

Projeto que estuda gravidez fora do útero é apresentado na Fuam

Por Portal Do Holanda

27/08/2015 13h57 — em
Amazonas



Na quarta-feira, 26, aconteceu a 8° edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica Paic) na Fundação Alfredo da Matta (Fuam). Um dos projetos apresentados foi da estudante do 5° ano de medicina da Universidade federal do Amazonas, Juliana Freitas, com o projeto: Prevalência de Gravidez Ectópica na cidade de Manaus, no ano de 2012.

A gravidez comum começa com um ovo fertilizado. Normalmente, o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero. No caso da gravidez ectópica, o óvulo fertilizado se implanta em algum lugar fora do útero.

Neste tipo de gravidez não pode prosseguir normalmente. O ovo fertilizado não sobrevive e o feto em crescimento pode destruir várias estruturas maternas, caso não for tratada, há o risco de hemorragias, causa obstétrica direta de morte materna. A dor pélvica e o sangramento vaginal são os sintomas mais importantes da gravidez ectópica. O tratamento precoce pode ajudar a preservar a fertilidade.

O trabalho consistiu em calcular essa prevalência em mulheres na idade fértil (10 – 49 anos), na cidade de Manaus. No ano de 2012 foi detectado 0,03% de mulheres com o tipo de gravidez ectópica. Parte do estudo foi realizado na Maternidade Ana Braga.

Os objetivos deste estudo é calcular a prevalência dessa gravidez em usuárias de serviços de urgência/emergência obstétricas em idade fértil, em Manaus, no ano de 2012, e identificar os possíveis fatores (demográficos, obstétricos e clínicos) associados à gravidez ectópica, com a importância de conhecer o domínio desse desfecho para planejar ações em saúde pública.

Outro projeto apresentado foi da acadêmica Giovanna Cabral, “Fatores associados a úlceras crônicas em pacientes com sequelas de hanseníase” que é um estudo associado a pacientes que estão sendo acompanhados na Fundação Alfredo da Matta há aproximadamente 30 anos.  

Foto: Lana Santos A úlcera plantar ou mal perfurante plantar é uma incapacidade grave e socialmente relevante, localizado geralmente no antepé com o tempo de evolução (agudas e crônicas) e quanto a profundidade da pele acometida.

Este estudo se propôs a colaborar com esse conhecimento, a contribuir com os pacientes de úlcera que se encontraram em seguimento no curativo e a servir de base para promover melhor estruturação do serviço para os casos futuros.

Foram realizadas investigações com os pacientes através de exames físicos e laboratoriais, outros necessitaram de biópsia para saber se havia alguma formação de processo cancerígena nas úlceras.

A importância do estudo é conhecer as suas características clínicas e traçar uma estratégia de acompanhamento e de tratamento adequado com o objetivo de diminuir o tempo de morbidade.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas