Compartilhe este texto

Prêmio Qualidade Amazonas 2015 revela segredos do ‘fish & chips’

Por Portal Do Holanda

28/09/2015 17h05 — em
Amazonas



O esforço anônimo para lançar em Manaus o ‘fish & chips’ (peixe e fritas), durante a Copa do Mundo, no ano passado, garantiu ao restaurante Tambaqui de Banda o Troféu Ouro na categoria Serviços, modalidade Processo Inovação, no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) 2015. Depois de quatro dias de apresentações, na 16ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas  divulgou a lista das 43 organizações que vão receber troféus no ‘Qualishow’, evento que acontece no dia 5 de novembro, no Diamond Convention Center.

Além do Tambaqui de Banda, a modalidade Processo teve outros sete Troféus Ouro: quatro na categoria Grande Indústria – Moto Honda da Amazônia, Brasil Norte Bebidas, Honda Componentes da Amazônia e Showa do Brasil; duas na categoria Média Indústria – Rexam da Amazônia e HTA Indústria e Comércio; e uma na categoria Governamental – Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (veja abaixo a lista completa das organizações contempladas).


Indústrias apostam na redução de custos

Com o tema “Redução de Custo com a queima das gancheiras de tanque da pintura a pó HDA2”, a Moto Honda da Amazônia encabeçou a lista das vencedoras do Troféu Ouro, categoria Grande Indústria, modalidade Processo, repetindo o resultado da Mostra do PQA de 2014. A empresa obteve uma redução de custo de 52% no setor de pintura das motocicletas que produz. O setor HDA2 é onde são feitos os modelos Pop 100, Biz (a segunda Honda mais vendida no Brasil) e Lead 110.

De acordo com Elcemir Araújo, encarregada do processo, além de eliminar desperdício, o novo projeto atingiu a melhoria de custo. “Antes, com duas peças gastávamos R$20.352,00 por ano, e hoje, com a unificação das duas gancheiras, o custo caiu para R$ 9.836,00, o que representou uma redução de 52% e nos fez  alcançar nosso objetivo inicial”, explicou.


Média Indústria

Com participação em seis edições do Prêmio Qualidade Amazonas, a HTA Indústria e Comércio Ltda conquistou o Troféu Ouro na modalidade Processo, categoria Média Indústria, com o projeto ‘Melhorias nas condições ergonômicas na manutenção dos moldes do cilindro de motocicletas fabricadas pelo Moto Honda’.  Henrique Lago, da área de engenharia, responsável pela apresentação do relatório, disse que o projeto desenvolvido na área de ferramentaria reduziu em 81% o afastamento dos trabalhadores por lesão, além de trazer redução de custos e do tempo de montagem e desmontagem durante a manutenção do cilindro – de três horas para 30 minutos. Ele disse que o projeto deixou os colaboradores mais motivados, e que, hoje, qualquer trabalhador da área de ferramentaria pode realizar a manutenção dos cilindros.


Melhorias da Gestão

Dos 22 projetos desenvolvidos na modalidade Gestão, no PQA 2015, 17 vieram de organizações do Exército Brasileiro. Como nos últimos anos do Prêmio, a maioria das vencedoras tem ligações com o Comando Militar da Amazônia. Receberam o Troféu Ouro na categoria Administração Direta, o Comando da 12ª Região Militar e o Hospital Militar de Área de Manaus.

De acordo com a coordenadora do PQA, Erlen Montefusco, a modalidade Gestão foi instituída em 2000, com a finalidade de apresentar às organizações o modelo sistêmico de excelência desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e pelo Gespública. “A busca pela excelência vem sendo desde então uma constante entre essas organizações. É missão do programa disseminar essas metodologias, e, por isso, ficamos cientes de que também estamos no caminho certo quando vemos crescer a cada ano o número de organizações inscritas dispostas a apresentar seus modelos de gestão”, disse.

 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas