Compartilhe este texto

Governo investe na formação de engenheiros

Por Portal Do Holanda

26/08/2013 20h21 — em
Amazonas



Cerca de 400 engenheiros são formados nas instituições de ensino do Amazonas, mas quase nenhum ingressa na área naval. O Estado possui apenas um mestre no segmento naval.

Essa escassez de profissionais motivou o Governo do Estado, a buscar soluções para estimular a qualificação de engenheiros que desejam ingressar nesse setor.

Para contribuir na melhoria desses indicadores, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas recebe até o dia 16 de outubro inscrições de engenheiros que queiram dar continuidade aos estudos na área naval. O Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados em Engenharia Naval do Estado do Amazonas  foi lançado neste mês. Os resultados da iniciativa são para médio e longo prazo.

De acordo com o edital, mais de R$ 3 milhões serão destinados para atender a demanda de mão de obra do setor naval, através de programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Serão oferecidas 20 bolsas de mestrado e 10 de doutorado. A ação pretende alavancar os esforços para o Polo Naval amazonense, e assim tornar o mercado local mais competitivo.

O secretário de CT&I, Odenildo Sena,  ressaltou a importância do investimento para a região em virtude dos fluxos fluviais existentes e da ampliação do conhecimento, necessidade crucial para o desenvolvimento do Estado. “Não temos aqui no Amazonas nenhum doutor em engenharia naval, o que é um paradoxo, porque as nossas estradas são os rios, nossa principal fonte de comunicação com o interior. Tivemos a ideia de fazer um investimento de futuro não tão distante com formação de mestres e doutores que possam multiplicar seus conhecimentos e ampliar o universo de pessoas  nessa atuação, isso vai fazer com que a gente ganhe autonomia nessa área”, afirmou Sena.

O esforço feito pelo Governo do Estado,  é também uma estratégia para estimular o crescimento de novas áreas de atuação no Estado.

Mais informações estão disponíveis no edital. fapeam.am.gov.br


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas

+ Amazonas